18 de julho de 2011

Martinuccio chega ao Rio e está muito perto do Flu


Por Leonardo Guglielmi (@central_da_bola)


Presidente do Peñarol confirmou acerto com Tricolor; pré-contrato com Palmeiras não será reconhecido pela Fifa


O Fluminense está perto de concretizar a contratação do atacante Alejandro Martinuccio, destaque no Peñarol na última Copa Santander Libertadores. O LANCENET! apurou que o jogador já está no Rio de Janeiro e deve realizar exames médicos nos próximos dias. A projeção é que ele seja anunciado até o fim desta semana. O clube ainda não confirma o acerto.

No último sábado, o presidente do Tricolor, Peter Siemsen, esteve em Montevidéo, onde negociou diretamente com o mandatário do Peñarol, Juan Pedro Damiani.


CLIQUE EM LEIA MAIS, E CONFIRA TODOS OS DETALHES E CONFIRA A VERSÃO DO PALMEIRAS

Ao LNET!, Damiani confirmou que as negociações avançaram bastante e que o atacante argentino está bastante próximo das Laranjeiras.

- Gostei muito do Peter. Negociou conosco e mostrou que respeita as instituições. O Martinuccio está bem próximo do Fluminense, mas, por hora, não posso confirmar nada - disse Damiani.

O dirigente uruguaio referiu-se ao pré-contrato assinado entre o jogador e o Palmeiras. O documento, porém, não foi reconhecido nem pelo clube nem pelo seu empresário, Marcelo Lombilla. O Alviverde já acionou a Fifa para exigir a vinda do atleta, mas segundo pessoas ligadas à própria diretoria tricolor, a documentação não terá validade e a contestação do clube paulista será negada pela entidade.

Outro fator que favoreceu o Tricolor nas negociações foi a conversa direta com os uruguaios e o empresário de Martinuccio. Pelo acordo, o Peñarol, com quem o jogador tem contrato até o fim deste mês, receberá uma quantia da equipe carioca. E a contratação só será confirmada quando este valor - que será bancado pela Unimed - cair nas contas do Peñarol.
PORÉM - VERSÃO ALVIVERDE

A informação de que Martinuccio está no Rio de Janeiro para acertar com o Fluminense não assusta o Palmeiras. Isso porque, respaldado pelo pré-contrato assinado pelo meia-atacante ainda em Montevidéu, o time paulista mantém a esperança de que o clube carioca desista da negociação por conta da multa prevista para caso de quebra: R$ 50 milhões.

"Temos de cobrar e exigir o contrato que temos assinado. Ele já foi registrado na Fifa, os interessados já foram notificados para não avançarem o sinal, porque existe uma multa e o Palmeiras está garantido", disse o presidente Arnaldo Tirone.

O clube carioca não confirma oficialmente, mas existem informações de que o astro do Peñarol vice-campeão da Copa Libertadores da América 2011 já teria realizado até exames médicos nas Laranjeiras. Dirigentes da equipe uruguaia dizem negociar diretamente com o time carioca para ceder o atleta.

Na sexta, o Palmeiras enviou à entidade máxima do futebol uma cópia do pré-contrato e ainda notificou o Peñarol - com quem o argentino tem vínculo até 1º de agosto -, o empresário do atleta e a Roma sobre a situação. O clube italiano era visto como principal adversário para o negócio. Já o Flu, pela boa relação entre as diretorias, não era uma ameaça.

Na visão do Palmeiras, o grande problema para o descrédito do documento assinado por Martinuccio é o empresário dele, Marcelo Lombilla, que não vê nenhuma necessidade jurídica do cliente cumprir o vínculo assinado durante o último semestre de contrato do atacante com o Peñarol. O clube de Montevidéu também pensa desta maneira e até se sentiu ofendido por não ter sido procurado pela diretoria do clube alviverde.

"Estamos tranquilos. A situação é muito simples. Se o Fluminense seguir adiante, estará sujeito aos termos da Fifa. O pré-contrato determina a multa. O próprio atleta, aliás, é quem tem de estar preocupado. Caso negocie também com o Fluminense já tendo um pré-contrato conosco, pode sofrer sanções disciplinares pesadas, como ficar até seis meses sem jogar bola", alertou André Sica, advogado do Palmeiras.

Caso o Flu acerte mesmo com o jogador, o departamento jurídico do Palmeiras acionará a Fifa para receber a multa pela desistência. A previsão é que a sentença em primeira instância demore um ano. Depois, mais um ano até a sentença em segunda instância.

"Contratos são feitos para serem cumpridos. Vamos aguardar o término dessa situação. Caso ele queira cumprir o que ficou acordado, estaremos o esperando de braços abertos", disse Sica.

Lancepress

Nenhum comentário:

Postar um comentário