12 de junho de 2011

Empate maluco: Inter e Palmeiras ficam no 2 a 2 com golaço contra


Estranhos são os jogos em que um mesmo time marca três gols para empatar por 2 a 2. Mais estranho ainda é pensar que o gol mais bonito foi contra. A igualdade entre Inter e Palmeiras, na tarde deste domingo, no Beira-Rio, esteve longe da normalidade. Tiveram seu valor os gols marcados por Kleber (com a ajuda de Rodrigo), Luan e Leandro Damião, mas bonito mesmo foi o de Márcio Araújo: colocado, de lado de pé, no ângulo, fora do alcance de... Marcos! Mas se foi ruim para o volante alviverde, pior foi para o Inter, novamente sem vitória em casa.
O Palmeiras segue bem no Brasileirão. E os gaúchos não engrenam. Tudo aconteceu no segundo tempo, depois de uma etapa inicial muito parelha. O gol contra de Márcio Araújo colocou o Inter na frente, mas os palmeirenses buscaram a virada – em grande parte por culpa do sistema defensivo vermelho. Leandro Damião, quase no fim do duelo, empatou.
O time de Felipão, com o empate, foi para a terceira colocação, com oito pontos. O Inter, com cinco, está afastado. As duas equipes voltam a campo no domingo. O Palmeiras recebe o Avaí, e o Colorado visita o Coritiba.
O Velho Oeste do Beira-Rio: Renan contra Marcos Assunção

Houve momentos no primeiro tempo em que 20 dos 22 atletas em campo bem que poderiam dar no pé e deixar o gramado apenas para Renan e Marcos Assunção. O Beira-Rio pareceria cenário daqueles filmes de faroeste, com dois homens frente a frente, se olhando nos olhos, sem piscar, cada qual com suas pistolas: as chuteiras para o palmeirense, as luvas para o colorado.

Foi o reencontro entre eles. No ano passado, o volante fez dois gols de falta no goleiro. Mas o Velho Oeste do Beira-Rio foi diferente desta vez. Nos quatro tiros, Renan foi mais ágil. Marcos Assunção mandou duas de falta: uma no ângulo, outra em pancada em diagonal. E o goleiro espalmou ambas. O palmeirense também mandou duas cobranças de escanteio que costumam cheirar a morte para o time adversário. E o goleiro conseguiu se contorcer, feito homem-elástico, para evitar os gols olímpicos.

Renan venceu Marcos Assunção em 45 minutos de equilíbrio no Beira-Rio. Cada time teve pelo menos quatro boas chances de gol. O Palmeiras, com Adriano no time e Wellington Paulista no banco, deixou em surto o lado direito da defesa vermelha. Fez o que bem entendeu por ali. O Inter reagiu com D’Alessandro aberto pela esquerda e Oscar esparramado para a direita.
Leandro Damião foi figura ativa no ataque vermelho. E Kleber no setor ofensivo alviverde. O camisa 9 do Inter mandou chute de fora, arriscou de cabeça, fez parede para pancada de D’Alessandro. Mas o lance mais impressionante foi em cruzamento de Oscar. O centroavante voou em diagonal contra a bola, como se fosse um foguete disparado rumo ao espaço. Ele cabeceou, e a bola saiu: mas há quem diga que Damião já deixou a órbita terrestre, em trajetória para sabe-se lá onde.
Kleber também incomodou. Brigou por cada centímetro de gramado como se fosse terra sagrada. Ele deu passe precioso para Luan dar de cara com Renan, pertinho do gol, mas sem ângulo. No cruzamento, Rodrigo cortou. O atacante também teve sua chance. Recebeu em profundidade, só que desequilibrado, e aí não concluiu do melhor jeito.
Os colorados deixaram a etapa inicial revoltados com a arbitragem. Em rápido contra-ataque, Zé Roberto acionou Damião, que avançaria livre para a área. Mas a arbitragem marcou impedimento do centroavante. Paulo Roberto Falcão deu pulos na beira do campo, fazendo gestos de "não", falando quase dentro do ouvido do bandeirinha. O Palmeiras, em contrapartida, resmungou dos cartões recebidos na etapa.
Gols dos dois lados. E de todos os jeitos
Márcio Araújo não mandou flores para a bola, não declamou poemas ao pé do ouvido dela, não ofereceu a ela um jantar à luz de velas. Faltou romantismo na relação entre ele e sua eterna companheira no Dia dos Namorados. É a única explicação lógica para a vingança da redonda neste domingo. A relação entre eles foi estremecida por um golaço. Contra...
Foi um lance quase sobrenatural. Oscar, pela esquerda, mandou cruzamento na área. Leandro Damião encaixou o corpo para mandar o chute. Márcio Araújo roubou a ideia do centroavante. Ele mesmo emendou a pancada: precisa, direta, indefensável, no ângulo de Marcos. Não tinha como acreditar naquilo...
Mas o Palmeiras teve que crer. E logo assimilou o golpe. E logo empatou. Quando a bola foi alçada na área vermelha, jogadores das duas equipes se enrolaram. E a bola, um pouco por causa do alviverde Kleber, um pouco por causa do colorado Rodrigo, acabou entrando. Renan ainda tocou nela, mas não o suficiente para evitar o gol. Detalhe: a cobrança foi de Marcos Assunção, aquele do duelo do primeiro tempo com o goleiro.
Dos males, o menor para o Palmeiras. E depois o bem. A derrota virou empate, que virou vitória - momentânea, porém. Luan apareceu bem pela esquerda e mandou chute cruzado, mesmo com pouco ângulo. Renan não conseguiu evitar que a bola passe. Era a virada paulista.
O Inter tentou reagir com as entradas de Gilberto e Fabrício. Os colorados botaram pressão para cima do adversário, especialmente com cruzamentos para a área. E tiveram sucesso. Aos 45 minutos, Leandro Damião, nascido para ser centroavante, conseguiu desviar. Que jogo!

INTERNACIONAL 2 X 2 PALMEIRAS
Renan, Nei, Bolívar, Rodrigo e Kleber; Guiñazu, Tinga (Fabrício), D'Alessandro e Oscar (Gilberto); Zé Roberto e Leandro Damião.Marcos, Cicinho, Danilo, Thiago Heleno e Gabriel Silva (Chico); Márcio Araújo, Marcos Assunção, Patrik (Lincoln) e Luan; Adriano (Dinei) e Kleber.
T: Paulo Roberto FalcãoT: Luiz Felipe Scolari
Estádio: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS). Data: 12/06/2011. Árbitro:Gutemberg de Paula Fonseca (RJ). Auxiliares: Rodrigo Pereira Jóia (RJ) e Rodrigo Henrique Corrêa (RJ).
Gols: Márcio Araújo, contra, aos cinco, Kleber, aos nove, Luan, aos 20, e Leandro Damião, aos 45 minutos do segundo tempo;
Cartões amarelos: Patrik, Luan, Marcos Assunção, Danilo (Palmeiras); Zé Roberto, Gilberto (Inter).

Nenhum comentário:

Postar um comentário