27 de julho de 2011

Grêmio empata com o América-MG e sai de campo sobre vaias

Por João Brum (@jooaobrum)
Diego Vara

Com novidades na escalação, o Grêmio recebeu o América-MG no Olímpico, na noite desta quarta, em jogo antecipado pela 12ª rodada do Brasileirão. Chance para vencer um dos times piores colocados na tabela, e diante da torcida. Mas o adversário complicou. Saiu na frente com Willian Rocha, no primeiro tempo. No segundo, Miralles empatou. Placar final: 1 a 1.



Na teoria era um jogo fácil para o Grêmio, mas na prática se viu outra coisa. O primeiro tempo foi difícil para a equipe da casa. O América-MG foi para cima e assustou já nos minutos iniciais.

Depois das primeiras tentativas tricolores aos três minutos, com chutes de Douglas e André Lima em cima dos marcadores, na entrada da área, o adversário respondeu. Na arrancada, Saimon falhou na defesa e Caleb chutou. O goleiro Victor estava bem colocado e segurou.
Na sequência, muitas faltas. O jogo ficou truncado. O árbitro parou diversas vezes e distribuiu cartões amarelos. Foram cinco no primeiro tempo.

Enquanto o Grêmio errava no penúltimo passe e tentava se ajeitar em campo, com as trocas de Saimon – que foi para a zaga – e Mário Fernandes – para a lateral-direita –, para ganhar na saída de bola, quem abriu o placar foi o América.
Aos 16 minutos, Amaral cobrou falta do lado esquerdo da área e Willian Rocha subiu para tocar de cabeça para o gol. Victor não alcançou. 1 a 0 para o América.

O Grêmio tentou reagir. Melhorou da segunda metade da etapa inicial para o final, mas não teve capacidade para empatar ou virar o placar até os 45 minutos. Mário Fernandes, Rochemback, Escudero e Miralles foram os jogadores que mais apareceram nas jogadas ofensivas. André Lima não apareceu bem na frente. Douglas tentou alguns chutes, mas também errou.

Aos 23 o Grêmio teve sua primeira chegada com mais perigo, em chute de Miralles após passe de Mário, na entrada da área. O goleiro Neneca defendeu. Aos 36, foi a vez de Rochemback. Escudero rolou para ele, que girou e mandou para fora. Dois minutos depois, uma oportunidade mais clara. Lúcio cruzou e a bola sobrou para Rochemback. O volante chutou e André Lima desviou para o gol. A bola passou perto, mas de novo não entrou.
Mais duas finalizações que não resultaram em gols começaram a deixar o torcedor impaciente. O Grêmio pressionava, mas não conseguia marcar. Aos 41 e 43, Douglas e Escudero chutaram livres para o gol. Os dois mandaram para fora.

Na volta para o segundo tempo, Julinho Camargo pediu mais qualidade na última bola. E os jogadores do Grêmio começaram pressionando o adversário, com mais imposição que na etapa inicial. Com 10 minutos veio a primeira boa chance, com André Lima, que chutou da entrada da área, mas errou a mira.

Mas parte da torcida já estava sem paciência. E qualquer erro era motivo para algumas vaias. Em um passe mal feito de Escudero para Lúcio, que foi direto pela linha lateral, o argentino não foi poupado. Em seguida, o argentino respondeu em boa jogada individual que resultou em um chute para o gol. Mas Neneca defendeu.

E o técnico gremista resolveu agir. Querendo mais efetividade no ataque, ele chamou Leandro, que entrou no lugar de Douglas. O camisa 10 saiu de campo com a cara amarrada. Antônio Lopes ajustou o América com a saída do lateral Carleto para a entrada do zagueiro Gabriel, para ajudar a conter os três atacantes.

E o Grêmio, finalmente, chegou lá. Em uma cobrança de falta de Rochemback, Miralles subiu na área e desviou com a perna direita para o gol. Dessa vez a bola foi na direção certa e Neneca não pegou. Empate no Olímpico.

Miralles, que fez o gol de empate, e já tinha cartão amarelo, recebido ainda no primeiro tempo, foi expulso. Em uma dividida, o argentino chegou por baixo em Dudu e Amaral "denunciou" o atacante ao árbitro. Um dos assistentes viu o lance e não deu outra: vermelho.


Quatro minutos de acréscimo, fim de jogo, e placar em 1 a 1. Das arquibancadas muitas vaias e gritos contra o presidente Paulo Odone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário