1 de maio de 2011

Inter empata Gre-Nal, vence nos pênaltis e fica com o título

Ídolo da seleção húngara dos anos 50, Ferenc Puskas costumava dizer que a cobrança de pênalti não tem nada a ver com sorte, mas com competência. Neste caso, o Inter foi bem mais competente: venceu por 4 a 2, livrou-se do susto de sofrer um empate no fim do Gre-Nal e conquistou o título da Taça Farroupilha, correspondente ao segundo turno do campeonato.

Agora, o Gauchão será decidido em dois clássicos extras, o primeiro no Beira-Rio, o segundo no Olímpico, já que o Grêmio tem a vantagem assegurada por ter a melhor pontuação na classificação geral do campeonato.

Foi um clássico surpreendente.

Pelo primeiro tempo, o Inter deu a impressão de que chegaria à vitória no tempo normal, sem dificuldades. Seguiu assim até os 20 minutos da fase final, quando Guiñazu foi expulso. A partir daí, o Grêmio dominou e teve pelo menos 28 minutos de superioridade, pressionando até chegar ao gol de empate – e forçar a decisão na série de cobranças da marca do pênalti.

A primeira surpresa do Gre-Nal surgiu pelo menos 40 minutos antes do início do jogo, quando as escalações foram anunciadas. Renato anunciou Vilson, como um terceiro zagueiro, e deixou o jovem atacante Leandro, 17 anos, na reserva.

O objetivo evidente do técnico era reforçar a marcação da defesa, tirar os espaços para a troca de passes e o controle de bola do adversário e partir dali para o ataque. O problema é que o Grêmio cedeu demais o espaço e o Inter passou a aproveitar. Teve maior posse de bola, buscou mais o ataque e deixou o Grêmio quase sem alternativas.

Dominou, mas revelou a mesma dificuldade de outros jogos, com poucas chances claras para marcar. Em uma delas, aos 23 minutos, Andrezinho lançou Damião, ele girou, ganhou de Rodolfo e, na saída de Marcelo, tocou por cobertura fazendo 1 a 0. O lance gerou protestos do Grêmio. Para os jogadores, Damião fez a chamada cama de gato – ou seja, deslocou o marcador ao abaixar o corpo.

Aos 32 minutos, Renato substituiu Magrão (que sentiu lesão) por Leandro e, no intervalo, foi forçado a tirar Gabriel, que sofreu lesão no fim da fase inicial. Fernando entrou no meio e Vilson foi deslocado para a lateral.

No segundo tempo, o Grêmio tentava, mas o Inter seguia mais perto da vitória. Até que aos 25 minutos, Guiñazu deu um de seus carrinhos, fez falta e foi expulso. A partir daí, o Grêmio teria seu melhor momento na partida. Enquanto Falcão colocava Matias em lugar de Oscar para recompor o meio-campo, Renato reforçava seu ataque, com Júnior Viçosa – e mandou o time para a frente.

O time seguiu pressionando, forçou o Inter a recuar para seu campo a ponto de Falcão substituir Andrezinho por Juan (Kleber virou um segundo lateral) e foi premiado pela insistência aos 41 minutos quando, depois de escanteio, Viçosa bateu rasteiro e empatou.

Em seguida, no melhor lance do Inter no segundo tempo, Damião livrou-se de três marcadores e só não desempatou porque Marcelo Grohe fez uma defesa excepcional. Com o empate, os times foram para as cobranças de pênaltis – e o Inter venceu por 4 a 2.

As cobranças foram assim:

Borges bateu o primeiro e errou feio. A bola foi alta, bem acima do travessão.

D’Alessandro bateu com categoria, no canto esquerdo, e fez 1 a 0 para o Inter.

Fernando chutou o segundo do Grêmio. Renan defendeu com o braço esquerdo.

Leandro Damião chutou rasteiro, no meio do gol e fez 2 a 0 para o Inter.

Rochemback descontou para o Grêmio: chute com categoria no canto esquerdo.

Kleber ampliou para o Inter: 3 a 1 com cobrança bem colocada.

Adílson marcou o segundo, com chute também no canto esquerdo.

Rodrigo foi então para a cobraça, bateu firme e fez 4 a 2 decidindo o título.

FICHA TÉCNICA: INTERNACIONAL X GRÊMIO

Estádio: Beira-Rio, Porto Alegre (RS) Data/hora: 1/5/2011 – 16h Árbitro: Márcio Chagas da Silva Auxiliares: Autemir Hausemann e José Franco Filho

Renda/público: R$ 1.232.468,00 / 44.675 pagantes Cartões amarelos: Gílson, Adílson (GRE); Guinãzu (INT) Cartões vermelhos: Guiñazu GOLS: L. Damião, 21′/1ºT (1-0); Viçosa, 41′/2ºT (1-1)

INTER: Renan, Nei, Bolívar, Rodrigo e Kleber; Guiñazu, Tinga, Andrezinho (Juan, 37′/2ºT), D’Alessandro, Oscar (W. Mathias, 27′/2ºT) e Leandro Damião. TÉCNICO: Falcão

GRÊMIO: Marcelo Grohe, Gabriel (Fernando, intervalo), Rafael Marques, Rodolfo, Gilson e

Vilson (Viçosa, 30′/2ºT); Rochemback, Adilson, Willian Magrão (Leandro, 31′/1ºT), Leandro, Douglas; Borges TÉCNICO: Renato

Qualquer dúvida me mande sua pergunte em meu twitter @felipeflemos que eu esclareço para você.

Sigam o blog no twitter também: @central_da_bola

Nenhum comentário:

Postar um comentário