28 de julho de 2011

Em virada histórica, Flamengo vence o Imbatível Santos em jogo de nove gols

Por Giovani Santana
Santos chegou a fazer 3 a 0, mas em virada histórica com show de Ronaldinho e Neymar, Rubro Negro vence por 5x4




O confronto entre Santos e Flamengo na Vila Belmiro realmente prometia, afinal, seria a "estréia" do time titular do Santos no Campeonato Brasileiro, e logo contra o último invicto da competição, o Flamengo de Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves. Nem o torcedor mais otimista por um bom futebol esperaria uma partida com nove gols, que infelizmente deram a vitória ao time rubro negro carioca por 5x4.

O Santos começou simplesmente arrasador: com toques de bola curtos e precisos, com um time compacto em campo, e com um meio campo de jogadores habilidosos (Arouca, Elano, Ibson e Ganso) o Flamengo entrou facilmente na "roda". Aos 4 minutos Elano deu um belo passe para Borges, que bem colocado fuzilou o goleiro Felipe. Após bela jogada de Neymar, a bola sobrou novamente para o camisa nove santista, que nem teve dificuldades para aumentar. E para completar o início fulminante, Neymar fez um gol espetacular, digno de placa.

Neymar fez um gol de placa no primeiro tempo: Genial!
Aí é que o pesadelo voltou a surgir no sistema defensivo do Santos: Rafael, que esteve inseguro durante todo o jogo, falhou num primeiro cruzamento, que Deivid incrivelmente perdeu de frente para o gol vazio. Realmente essa não era a noite do jovem goleiro do Santos, e com Edu Dracena sempre mal posicionado, a bola sobrava toda hora nos pés de um jogador do Flamengo e, num desses vacilos da defesa, Ronaldinho Gaúcho nem teve dificuldades para diminuir. Num outro cruzamento, ficou exposta toda a fragilidade santista nas bolas aéreas, com Thiago Neves subindo sozinho no meio da defesa e cabeceando para fazer o segundo gol rubro negro. E o que ninguém esperava aconteceu: Ronaldinho cobrou escanteio na cabeça de Deivid, que só teve o trabalho de desviar para o gol e empatar o jogo no fim da primeira etapa. Elano ainda perdeu um pênalti quando a partida ainda estava em 3x2 para o Santos, numa cobrança fraca no meio do gol.

Neymar ainda faria outro golaço no inicio do segundo tempo, mas com um meio campo totalmente perdido (Elano errando passes em sequência, Arouca em uma noite apagada, Ganso sem a inspiração de costume e Ibson ainda sem muito ritmo de jogo), o Flamengo dominou as ações e Ronaldinho mostrou todo o seu talento: empatou a partida em uma cobrança de falta única, tocando rasteiro por baixo da barreira enquanto todos os jogadores pulavam, e virou o jogo após Ganso perder uma bola no meio de campo.

Muricy terá trabalho para deixar o time mais equilibrado em campo
Ficou evidente que falhas de posicionamento foram cruciais no resultado final: Rafael ainda tem dificuldades em saber sair do gol na hora certa em bolas aéreas; Edu Dracena esteve mal posicionado durante quase todo o jogo, e o ataque flamenguista deitou e rolou como bem quis; o meio campo marcou muito mal, e só assim nos damos conta do quanto Adriano "Pagode" faz falta na marcação santista; Léo cansou no segundo tempo e levou um "baile" de Léo Moura, que cruzou inúmeras vezes na área santista. Já outros foram muito bem: Borges, com seu ótimo posicionamento, fez os dois primeiros gols santistas, e Neymar que mais uma vez foi genial, espetacular. Nem tudo está errado, como muitos estão dizendo. Com alguns ajustes, Muricy encontrará a formação ideal em que o time jogue como no início do jogo, compacto e envolvente no ataque, e equilibrado defensivamente, como na campanha do tricampeonato da Libertadores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário