9 de agosto de 2011

Pós-Jogo: Sport 2x0 Náutico

Pelo Colunista @FillipiTorres
A confiança da torcida, em parte perdida pela derrota para o Boa, foi recuperada pelos jogadores do Sport ao venceram o velho rival, Náutico, por 2x0, na noite desta terça-feira (9). Os três pontos valeram a subida para o quinto lugar na Série B. Já o timbu não teve sua situação alterada. Ainda é o terceiro colocado.



Num péssimo gramado da Ilha do Retiro, os dois times começaram o jogo evitando fazer a bola rolar. A tônica foram lançamentos longos. Porém, como não havia qualidade técnica suficiente para tantas jogadas desse tipo, a bola ia e voltava com uma frequência acima do normal.

O resultado foi muita correria e pouca finalização. O primeiro time a tentar tocar mais a bola foi o Sport. E quando o fez chegou bem perto do gol. Aos 18 minutos, Paulista serviu Júnior Viçosa. Ele bateu rasteiro e Gideão fez a defesa. No rebote, Marcelinho Paraíba chutou e Peter interceptou a trajetória com o braço direito. Heber Roberto Lopes interpretou como bola na mão e e mandou o jogo seguir. Na sequência, Diego Torres mandou no canto e Gideão mandou para escanteio.

Depois desse bombardeio inicial, os donos da casa iniciaram a pressão. O meio de campo leonino cadenciou melhor o jogo e também aproveitou alguns vacilos de posicionamento da defesa alvirrubra. Na bola parada, com Wellington Saci obrigou Gideão a operar um milagre, aos 27. Ele bateu falta no ângulo direito e o goleiro timbu foi buscar.

Pelo lado do Náutico, o problema era o mesmo que acomete o time em alguns jogos. Eduardo Ramos pouco produtivo, somado à timidez de Derley em fazer sua jogada mais forte: as arrancadas pela meia direita. Jeff Silva completava a apatia ofensiva do time dos Aflitos. Era bem mais acionado que Peter mas não conseguia dar continuidade às jogadas.

Os dois times voltaram sem alterações para o segundo tempo. O Náutico ensaiou uma pressão ao conseguir três escanteios seguidos. Mas o Sport conseguiu valorizar melhor a posse de bola e passou a jogar mais no campo do adversário novamente. E, conduzido por Marcelinho Paraíba e Rithely, voltou a criar boas oportunidades de gol.

A primeira veio com o próprio Marcelinho, aos sete. Ele pegou rebote da defesa e chutou à direita, com perigo. Depois foi a vez de Júnior Viçosa entrar driblando mas se enrolar com a bola na hora de concluir. Por fim, aos 14, Marcelinho levou a melhor. Ele entrou na área e tentou passe para o meio. Diego Torres esticou o pé o suficiente para atrapalhar Gideão e ver a bola entrar no canto direito.

Mesmo depois de tomar um gol o Náutico não encontrou o caminho para reagir. Os defeitos eram o mesmos: Eduardo Ramos anulado, laterais sem se apresentar para o jogo e Kieza, sem totais condições físicas, sendo presa fácil para a defesa adversária. Para completar, os suplentes não mostaram qualidade a altura.

E completamente envolvido, o time da Rosa e Silva viu o oponente marcar mais um. Aos 36, Marcelinho tocou para Bruno Mineiro, que devolveu de calcanhar. O paraibano esperou a chegada de Maylson. Livre, ele recebeu e fuzilou o ângulo direito.

Daí em diante foi só tocar a bola e esperar o tempo passar. Já que o Náutico não esboçou qualquer reação de que iria em busca de, ao menos um gol de empate. Aliás, foram poucos os momentos em que os alvirrubros mostraram ambição em vencer a partida.

Ficha do jogo:

Sport: Magrão; Thiaguinho, Tobi, Gabriel e Saci; Hamilton, Rithely, Diego Torres (Maylson) e Marcelinho Paraíba (Daniel Paulista); Paulista (Bruno Mineiro) e Júnior Viçosa. Técnico: Mazola Júnior.

Náutico: Gideão; Peter, Marlon, Ronaldo Alves e Jeff Silva; Everton, Elicarlos, Derley e Eduardo Ramos (Élton); Rogério (Alex Sandro) e Kieza (Moisés). Técnico: Waldemar Lemos.

Local: Ilha do Retiro. Horário: 21h. Árbitro: Héber Roberto Lopes (PR). Assistentes: Wilton Lins e Clóvis Amaral (PE). Gols: Marcelinho Paraíba, aos 14; Maylson, aos 36 do segundo tempo. Cartões amarelos:  Hamilton, Tóbi, Júnior Viçosa, Eduardo Ramos e Peter. Público: 19.028.

Nenhum comentário:

Postar um comentário