27 de julho de 2011

Luis Fabiano pode fazer nova cirurgia; afinal, quem é a culpado?


Reffis não pode ser responsabilizado em caso de nova cirurgia de Luis Fabiano
Hoje a torcida são-paulina foi surpreendida com mais uma notícia negativa: o médico do clube, Dr. Sanches, informou em entrevista ao programa Jogo Aberto, da Band, que Luis Fabiano pode ter que fazer uma nova cirurgia. Com isso, o retorno do atacante aos gramados sofreria um atraso de 10 dias.

Evidente que todo torcedor tricolor ficou arrasado com a notícia. Muitos, inclusive, chegaram a criticar severamente o REFFIS, atribuindo à instituição a responsabilidade pela situação. No entanto, esse não é o caso.
Primeiramente, deve-se entender exatamente o que está acontecendo com Luis Fabiano. Segundo Sanches, a lesão no joelho está perfeitamente curada. O problema agora seria na cicatrização da pele do local em que foi feita a cirurgia. Ou seja, não se trata da lesão com a qual o jogador foi acometido antes de vir para o SPFC – em relação à esse problema, Luis Fabiano está perfeitamente recuperado.

Diante deste problema, Sanches explicou que fizeram uma limpeza e um tratamento com antibióticos. O blog do navarro consultou Bruno Abdalla, estudante do último ano do curso de Medicina, para poder avaliar a situação.
Segundo Abdalla, o problema, muito provavelmente, foi causado por uma infecção da ferida operatória, o que normalmente atrasa a cicatrização. E essa infecção pode ter sido ocasionada no próprio HCOR, onde foi realizada a cirurgia, ou até mesmo por falta de higienização da ferida pelo próprio jogador.
Quanto à providência adotada pelo REFFIS, Abdalla explica que, na medicina, é normal a escolha por tratamentos menos invasivos, como fez o SPFC, ao recorrer a medicamentos, antes de avaliar a possibilidade de uma cirurgia.

Ou seja: o REFFIS, ao menos nesse caso, não pode ser responsabilizado. O departamento médico tricolor não foi o responsável pelo problema de cicatrização, bem como realizou o tratamento recomendado para a situação.

*Atualização: Infelizmente, está confirmada a necessidade de cirurgia plástica em Luis Fabiano. O blog torce por sua pronta recuperação.
**Atualização 2: Um leitor do blog, especializado na área (cirurgia plástica), forneceu informações relevantes, sem se referir ao caso específico do Luis Fabiano, mas que podem auxiliar a analisar a situação. Segundo ele, via de regra, somente se deve realizar exercícios físicos nos músculos que foram submetidos à cirurgia 6 semanas após a operação, justamente para evitar problemas com cicatrização.
No caso de Luis Fabiano, o jogador retirou os pontos depois de 21 dias e começou a fazer exercícios físicos apenas 23 dias após a cirurgia. Ou seja, em tese, o Reffis pode sim ter incorrido neste erro.
BlogdoNavarro

Nenhum comentário:

Postar um comentário