16 de dezembro de 2011

É impossível ganhar do Barcelona

Ouço essa frase desde o final da Libertadores da América, quando o Santos conquistou o Tricampeonato e garantiu o direito de disputar o Mundial de Clubes, sendo o grande favorito (que depois se confirmou fato) a enfrentar o Barcelona na final.

 
O engraçado é que quando ouço isso, me lembro de algumas coisas que eu vi (ninguém me falou, eu vi) o Santos fazer ao decorrer dos anos. A primeira façanha foi conquistar aquela virada fantástica contra o Fluminense, no Brasileiro de 1995. O time carioca havia vencido a primeira partida por 4x1 no Rio de Janeiro e, além disso, ostentava alguns tabus, como ter a melhor defesa do campeonato, não haver sofrido nenhuma derrota por mais de dois gols de diferença naquele ano, além do próprio Santos nunca ter vencido o oponente por essa contagem em campeonatos nacionais. Mas o Peixe conseguiu a classificação heróica para a final com um inacreditável 5x2, com show de Giovanni, que só quem assistiu sabe como aquela partida foi espetacular.

Depois vi um elenco desacreditado, que segundo disse o próprio técnico Leão antes de começar o Campeonato Brasileiro, iria apenas brigar para não cair. Estou falando de 2002, quando o Peixe garantiu a 8ª vaga na última rodada da primeira fase, derrotou o favorito São Paulo com duas vitórias incontestáveis nas quartas, eliminou o sempre perigoso em mata-mata Grêmio na semifinal, e foi campeão com duas vitórias sobre o rival Corinthians, com direito a oito pedaladas de Robinho e virada nos últimos minutos da segunda partida.

Isso sem falar no título de 2004 sobre o Atlético PR, que já estava no "piloto automático" (segundo Levi Culpi) e no Tri da Libertadores desse ano, em que o Santos "já havia sido eliminado" pela imprensa "especializada", após a derrota por 3x2 para o Colo Colo, no Chile. O time reagiu, conquistou uma importante vitória no jogo de volta contra o mesmo Colo Colo (apesar das três expulsões), e entrou novamente na briga após vencer o até então invicto Cerro Porteño no Paraguai. O que veio depois todo mundo já sabe.

Barcelona x Santos - O confronto final (2011)
Se os números e os retrospectos dizem que o Barcelona vai vencer o Santos fácil, isso fica para os "especialistas". O que eu posso dizer é que um time com a história do Santos, que é atual campeão sul-americano e que tem no seu elenco um dos melhores do mundo (Neymar) não pode ser considerado "zebra". Que seja impossível então, porque assim a vitória será mais gostosa. Vamos ser Tri Santos! Eu acredito!

Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário